Escola de Especialistas de Aeronáutica
HISTÓRICO
Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, todos os estabelecimentos, instalações, órgãos e serviços referentes à atividade de Aviação no Brasil, até então subordinados aos Ministérios da Guerra, da Marinha e da Viação e Obras Públicas, passaram a pertencer ao novo Ministério, com a transferência imediata do pessoal e material.
A Escola de Especialistas de Aeronáutica foi criada em 25 de março de 1941. Na época, estava sediada na ponta do Galeão, Ilha do Governador – RJ. Neste mesmo ano, no primeiro concurso de admissão, apenas 34 candidatos passaram na prova, apesar das 200 vagas oferecidas.
A atual Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) nasceu em 1950 com sede em Guaratinguetá – SP. Instalada em terras da antiga Escola Prática de Agricultura e Pecuária, doadas ao Ministério da Aeronáutica em 5 maio de 1950. A mudança para essa nova sede foi feita entre 1950 e 1951.
BENEFÍCIOS
Durante o curso, o aluno recebe fardamento, assistência médica e odontológica, auxílio para material escolar e uma ajuda de custo mensal em dinheiro (soldo). Os alunos passam a semana em regime internato com a expectativa de serem liberados às sextas-feiras ao final da instrução diária. Esses são alguns dos benefícios que o aluno recebe durante o seu curso de formação (CFS).
ESPECIALIDADES
1 - Grupamento básico
·Comunicações
·Controle de Tráfego Aéreo
·Eletricidade e Instrumentos
·Eletrônica
·Equipamento de Vôo
·Estrutura e Pintura
·Fotointeligência
·Material Bélico
·Mecânica de Aeronaves
·Meteorologia
.Suprimento
2 - Grupamento de serviço
·Administração
·Cartografia
·Desenho
·Eletricidade
·Eletromecânica
·Enfermagem
·Guarda e Segurança
·Informações Aeronáuticas
·Laboratório
·Metalurgia
·Música
·Obras
·Pavimentação
·Radiologia
·Sistema de Informação
·Topografia